O amor é sem dúvida um dos assuntos mais complexos que existe. A humanidade vem tentando entender por completo desde a antiguidade. Isso acontece porque o amor não é apenas um sentimento, mas pode ser várias outras coisas como: uma emoção, um comportamento, uma decisão, uma ação, uma demonstração, uma narração, etc. O amor pode ser também uma coisa tão específica e única que uma pessoa pode sentir a ponto de não saber se expressar. A verdade é que o amor é diferente para cada pessoa, mas ele sempre se converte em um ato benéfico para a pessoa amada.
E por partir de tantas coisas diferentes desde emoção como o afeto até uma ação carinhosa como a proteção da pessoa amada. Vem sendo um assunto muito discutido a milhares de anos. E agora vamos ver as definições mais importantes sobre o amor.
O Amor Platônico.
A primeira definição importante sobre o amor foi a de Platão no ano 400 a.C. Filósofo grego da Antiguidade. No ideal de Platão, ele seria um amor essencialmente puro, que não se fundamenta em um interesse, mas na virtude. É desprovido de paixões, que segundo ele são cegas, materiais, efêmeras e falsas. Também se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas.
Amor Aristotélico
Já para Aristóteles (350 a.C.) o amor é Philia que em português é alegria. O amor da alegria é aquele que quer que o momento seja eterno, o convívio com a família, esposa, namorada que se ama. Deve ser duradouro, com o curso que faz, com a profissão escolhida. Dessa forma não há rejeição ou pressa de que o que se faz acabe pois aquilo que se escolhe fazer é aquilo que nunca deveria acabar. Um momento eterno.
Amor segundo a Bíblia.
Essa é a definição de cristo para o amor encontrada no livro de 1 Coríntios 13:4-8: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Amor segundo o Dicionário
Sentimento afetivo; afeição viva por; afeto: o amor a Deus, ao próximo. Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia.
E se continuar procurando podemos encontrar inúmeras outras definições ou tentativas de explicação sobre esse assunto no qual nos fascina desde o começo da humanidade. Somos seres emocionais e sentimentais e dentre todas emoções/sentimento o amor é o mais complexo e prazeroso. Afinal quem não gosta de se sentir amado? Não teria como não fazer parte de nossas buscas mais desejadas durante a vida e influenciando as pessoas em suas tomadas de decisões. As vezes decisões certas, as vezes erradas.
Olá, meu nome é Kevyn Medina. Eu sou blogger, vivo em São Paulo e adoro falar sobre esses três assuntos: Saúde, Dinheiro e Amor, áreas que venho estudando há anos através de livros, cursos, aulas com os melhores Coaches e etc. O que eu quero é ajudar a maior quantidade de pessoas que conseguir, para que consigam controlar o estresse. Farei isso mostrando de forma objetiva alguns pontos importantes sobre qual a área em sua vida que está com maiores dificuldades no momento: Saúde, Dinheiro e/ou Amor.