Ahh como é bom sentir esses sentimentos por alguém neh? Ou talvez não! Vai depender muito da forma que você entende cada um deles. Saber a diferença entre estar apaixonado e estar amando é praticamente um requisito mínimo se deseja um relacionamento saudável.
É muito comum as pessoas confundirem paixão com amor, mas a verdade é que existe uma grande diferença entre esses dois sentimentos. Nesse artigo vamos entender primeiro qual a diferença entre cada um deles. Também citarei alguns exemplos para você que pode estar com duvida saber identificar se está apaixonado, ou amando seu cônjuge.
O que é Paixão?
A paixão é um forte sentimento por alguém. Muito mais intenso e obsessivo que o amor. Ela causa euforia. Diferente do amor a paixão está mais relacionada ao físico da pessoa não a quem ela realmente é (seu interior). A base de sua atração está na idealização que temos da outra pessoa. Muitos psicólogos e estudiosos desse sentimento tão avassalador dizem que a paixão é como uma tempestade superintensa, mas que pode acabar a qualquer momento.
Segundo a psicóloga Dorothy Tennov em seus vários testes sobre casais apaixonados. A obsessão da paixão pode durar de semanas ate dois anos no máximo sendo muito atípico casos que passam desse prazo. E depois disso só resta duas opções. O relacionamento acaba ou descobrimos que realmente amamos. Geralmente uma pessoa apaixonada demonstram esses indicadores a baixo.
Indicadores de estar apaixonado.
- Dormir pensando na pessoa.
- Quando levantamos ela é a primeira pessoa que vem na cabeça.
- Desejo de estar o máximo de tempo possível juntos.
- Não conseguimos enxergar os defeitos, pois temos a impressão de que o cônjuge é perfeito.
- Temos a impressão que achamos a pessoa certa para casar o tempo todo.
Suspeita que esta sendo enganada no relacionamento? Descubra como esquecer um grande amor! Clique Aqui!
O que é amor?
Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia. Diferente da paixão o amor é mais forte e confiante, mais seguro, mais íntimo, mais compreensivo. A base do amor está relacionada ao que a pessoa realmente é. Suas crenças, paradigmas, defeitos, princípios éticos e morais, e tudo que define uma pessoa.
Veja também as definições mais importante sobre o amor, aqui!
Quando amamos estamos dispostos a aceitar tanto as qualidades quanto os defeitos da pessoa amada. Aceitamos a pessoa como um todo. Isso é fruto do quanto conhecemos a pessoa de verdade (alto nível de intimidade). Não é sustentado no que acreditamos que a pessoa seja. Acompanhe a lista a baixo para identificar o amor.
Indicadores de estar amando.
- Diferente da paixão não estamos o tempo todo pensando na pessoa. Mesmo assim quando pensamos, temos as melhores reações possíveis.
- Quando amamos queremos a garantia da felicidade da pessoa amada (mesmo que não seja conosco).
- Quando brigamos procuramos entender os dois lados e procurar uma solução juntos. Não é obsessivo como a paixão, pois une a emoção com a razão.
- Não se baseia apenas no desejo “carnal” o sexo. E sim no afeto.
- Amar é apoiar incondicionalmente o próximo, fazendo com que mesmo os programas mais chatos, somente porque é o desejo do seu cônjuge.
Caso seu relacionamento ainda não esteja nesse nível. Descubra de uma vez por todas, o que passa na cabeça dos homens. Clique Aqui!
Conclusão
Espero que esses exemplos acima tenham ajudado você a identificar se está apaixonado ou amando seu parceiro(a). Saber a diferença entre esses dois sentimentos pode te ajudar a colocar os pés no chão e tomar as decisões certas. Lembre-se que a paixão impedira você de tomar decisões coerente. Então se descobrir que está apaixonado tome muito cuidado e se dê ao luxo de pensar bastante ante de decidir algo importante no seu relacionamento.
Por isso sempre procuramos que em nosso relacionamento o amor prevaleça a paixão mesmo sabendo que a paixão é mais intensa e pode nos fornecer mais prazer. Assim como diz o Dr. Gary Chapman em seu best-seller, As 5 Linguagens do Amor. “Nossa necessidade emocional mais básica não é a de nos apaixonarmos, mas de sermos genuinamente amados por outra pessoa, um amor que brota da razão e da opção, não do instinto.”
Olá, meu nome é Kevyn Medina. Eu sou blogger, vivo em São Paulo e adoro falar sobre esses três assuntos: Saúde, Dinheiro e Amor, áreas que venho estudando há anos através de livros, cursos, aulas com os melhores Coaches e etc. O que eu quero é ajudar a maior quantidade de pessoas que conseguir, para que consigam controlar o estresse. Farei isso mostrando de forma objetiva alguns pontos importantes sobre qual a área em sua vida que está com maiores dificuldades no momento: Saúde, Dinheiro e/ou Amor.