São vários os fatores que podem contribuir para uma pessoa engordar. Muitas vezes quando escolhemos alimentos que engordam, não podemos deixar de mencionar a má alimentação.
Devido ao ritmo acelerado em que estamos inseridos, muitas vezes preferimos dar prioridade para aqueles alimentos industrializados, pois entendemos que os mesmos sejam mais práticos.
Contudo, levar isso ao extremo pode ser péssimo para a sua saúde devido ao fato de que, em geral, os mesmos possuem poucos nutrientes e muitas calorias. Aprenda receitas de baixa caloria agora!
Pensando nisso, caso você tenha interesse em mudar os seus hábitos alimentares e, consequentemente, perder peso, fizemos uma lista com alguns exemplos para você conhecer e tirar de uma vez por todas das suas refeições. Veja:
Quais alimentos que engordam?
Pois bem, citar os alimentos que engordam é complexo porque, em tese, todos os alimentos apresentam calorias que, eventualmente, serão consumidas por nós.
Entretanto, a pergunta mais correta talvez devesse ser sobre quais deles, além de possuírem poucos nutrientes, apresentam níveis mais altos desse elemento.
Nesse sentido, é importante ter em mente que ganhar uns quilinhos a mais não é o único problema que você pode enfrentar aqui.
Com uma alimentação inadequada o seu organismo pode sentir dificuldade em realizar certas funções básicas, seu metabolismo pode ficar mais lento e, ainda, possibilitar quadros como a diabetes, problemas cardíacos e outras doenças.
Assim, o mais importante é manter distância daqueles produtos prontos, ultraprocessados, que são ricos em aditivos químicos, e priorizar pelas frutas, legumes e verduras, mantendo sempre certo equilíbrio nas refeições!
Dito isso, selecionamos 5 alimentos, entre eles comidas e bebidas, e organizamos em ordem alfabética para você conhecer e entender o motivo deles contribuírem para o ganho de peso. Confira:
-
Batata frita
De modo geral, a fritura é um item para se ter ressalvas sempre uma vez que apresenta uma série de prejuízos para o nosso corpo.
Contudo, a batata frita, que é um dos petiscos favoritos do brasileiro, merece ainda mais atenção já que combina as calorias desse elemento com a dos carboidratos, sendo, literalmente, um prato cheio para quem está de dieta!
Além disso, a mesma não causa a sensação de saciedade, logo, é praticamente impossível parar na primeira. A tendência é querer consumir sempre mais e mais.
Caso esteja acima do peso olhe que o Dr. Rodolfo Aurélio revela para emagrecer rápido.
-
Carnes processadas
Resumidamente, as carnes processadas são aquelas que passaram por algum tipo de modificação em seu processo de industrialização com o objetivo de aumentar o seu prazo de validade ou sabor.
Essa técnica é utilizada, na realidade, há séculos, mas ainda assim, em longo prazo, pode causar muitos malefícios ao nosso corpo, sobretudo, devido ao alto índice de aditivos químicos, como os conservantes.
Além disso, estes são alimentos com muitas calorias, o que influencia mais diretamente no ganho de peso.
Desse modo, alguns exemplos de carnes processadas são o bacon, a mortadela, o nugget, o presunto, a salsicha, entre outros.
-
Cerveja
Outro item que merece destaque nessa lista é a cerveja, que, de fato, pode engordar, sobretudo, se consumida em excesso. Ou seja, a famosa expressão “barriga de chop” é verdadeira!
Desse modo, é interessante sempre que possível evitar esse tipo bebida (e o álcool em geral!), bebendo apenas socialmente.
Para se ter ideia, em média um copo de cerveja pode conter 150 calorias. Desse modo, cabe comentar que além de existirem marcas que apresentam um número maior do que esse, dificilmente quem para num bar fica em apenas um copo!
-
Chocolate branco
Com exceção do chocolate amargo, que possui uma quantidade de cacau considerável, os demais devem ser evitados, caso você queira realmente perder peso, especialmente o chocolate branco.
Assim, enquanto o chocolate ao leite possui muitas calorias, este outro é, basicamente, açúcar e gordura. Chocolate é bom, mas é um dos alimentos que engordam, então vamos se controlar.
-
Refrigerante
Finalmente, chegamos ao refrigerante, sendo ele um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com sobrepeso e obesidade, segundo especialistas.
Logo, além de não possuir nenhum tipo de nutriente, ele ainda possui alto índice de açúcar e atrapalha na digestão dos alimentos, podendo causar desconforto abdominal.
Desse modo, a dica geral é beber água ou sucos feitos da fruta (sim, sucos industrializados fazem igualmente mal!) nas refeições para se manter no peso ideal.
Agora que te mostramos os alimentos que engordam, corte-os de uma vez por todas das suas refeições e conquiste, finalmente, o corpo que você tanto deseja!
Bora começar? Aqui mesmo no site vocês encontra inúmeras outras dicas sobre como desenvolver hábitos saudáveis e manter seu corpo em forma. Veja também essa técnica que o Dr. Rodolfo Aurélio revela para perder peso rápido.
Olá, meu nome é Kevyn Medina. Eu sou blogger, vivo em São Paulo e adoro falar sobre esses três assuntos: Saúde, Dinheiro e Amor, áreas que venho estudando há anos através de livros, cursos, aulas com os melhores Coaches e etc. O que eu quero é ajudar a maior quantidade de pessoas que conseguir, para que consigam controlar o estresse. Farei isso mostrando de forma objetiva alguns pontos importantes sobre qual a área em sua vida que está com maiores dificuldades no momento: Saúde, Dinheiro e/ou Amor.